O que é Telemedicina?

A telemedicina é a modalidade que oferece acesso do paciente ao médico por meio da tecnologia (computador, celular ou tablet).
Pra que serve a Telemedicina?

A telemedicina se aplica ao acompanhamento e orientação ao paciente para avaliação de problemas de saúde de baixa complexidade (sintomas gripais como coriza, tosse, febre, dor de cabeça e garganta, dores no corpo, entre outros). Durante o atendimento, o médico poderá prescrever medicamentos e orientar o paciente sobre seu uso, bem como poderá também emitir guias de exames complementares para posterior diagnóstico. Tanto a receita como a guia de exames são emitidas apenas de forma eletrônica.
Posso utilizar a Telemedicina para casos de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA?

Não! Em caso de urgência ou emergência médica, procure um pronto socorro mais próximo da sua residência ou acione o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192. Este serviço de telemedicina não se aplica para casos de urgência ou emergência médica.
Como é feita a consulta por telemedicina?

A teleconsulta é uma consulta médica realizada de forma remota, utilizando tecnologia de comunicação de vídeo e áudio em tempo real, permitindo que o paciente e o profissional de saúde interajam sem precisar estar fisicamente presentes no mesmo local.
A Telemedicina da OSSEL é um Plano de Saúde?

Não. Trata-se de um serviço de consultas online para o esclarecimento e orientação ao paciente para avaliação de problemas de saúde de baixa complexidade.
O que está coberto pela Telemedicina da OSSEL CARE?

Consultas com clínico geral, médico de família e pediatra, 24h por dia e 7 dias por semana, sem limite de idade, sem carência e sem limite de utilização, contando também com mais de 20 especialidades com encaminhamento mediante avaliação do clínico geral e/ou pediatra.
Posso acessar a Telemedicina apenas para solicitar um atestado médico?

Não. A telemedicina se aplica ao acompanhamento e orientação ao paciente para avaliação de problemas de saúde de baixa complexidade (sintomas gripais como coriza, tosse, febre, dor de cabeça e garganta, dores no corpo, entre outros). O médico tem total autonomia para determinar se considera que o paciente necessita ou não de atestado ou medicamento. O médico leva em consideração vários fatores, como o diagnóstico, a gravidade da condição e as necessidades individuais do paciente. A depender do relato do paciente, o médico poderá orientá-lo a procurar um serviço médico presencial para exames clínicos complementares, devido às limitações da teleconsulta para exames dessa natureza.
Preciso agendar para passar com Clínico Geral?

Não. O atendimento médico está disponível 24h por dia, 7 dias por semana com clínico geral, médico de família e pediatra, com atendimento em até 10 minutos.
Posso anexar meus exames e laudos para análise do médico?

Sim. É possível anexar documentos (PDF) e imagens diversas (fotos) para serem compartilhados com o médico no momento da consulta. Basta anexá-los em “Enviar documentos”.
Posso ser atendido(a) por um especialista de forma imediata?

Não. É necessário realizar o atendimento com o clínico geral, médico de família ou pediatra. Durante o atendimento, o médico poderá solicitar exames e retorno para avaliação dos resultados. Após nova avaliação, o médico dará, se necessário, prosseguimento ao encaminhamento com o especialista.
Estou com o encaminhamento médico para agendar com especialista. Como fazer?

No Portal da Telemedicina, acione o botão Pronto Atendimento Médico. Depois siga as orientações e acione o botão Entrar na Sala de Atendimento. No campo Motivo do Atendimento descreva o motivo da consulta, selecione quem irá realizar a consulta e depois anexe o encaminhamento médico e acione o botão ENTRAR.
No caso de retorno com especialista, como fazer?

O paciente tem 25 dias para retornar ao especialista. Solicite o retorno da consulta acessando o Portal da Telemedicina e na tela inicial acione o botão Pronto Atendimento Médico. Siga os passos e na triagem, a atendente fará a confirmação de dados e no prazo de até 10 dias úteis entrará em contato com as datas disponíveis para atendimento conforme disponibilidade de agenda do médico.
Uma vez que o paciente já realizou o retorno, se necessário, ele tem direito ao acompanhamento, ou seja, uma ou mais novas consultas com o especialista?

Não, pois a Telemedicina trata-se de um serviço de consultas on-line para problemas de saúde baixa complexidade e não é equiparada a um plano de saúde, desta forma o paciente tem direito a uma consulta e um retorno, após o qual deverá realizar nova consulta com o clínico geral, médico de família ou pediatra. Quando necessário, será feito um novo encaminhamento para o especialista.
Se o médico solicitar exames, posso utilizar a Rede Conveniada da OSSEL ASSISTÊNCIA?

A rede conveniada é um benefício exclusivo dos associados da OSSEL Assistência, portanto, no momento não é aplicável àqueles que são clientes somente da OSSEL Care.
Passei em avaliação com Psicólogo, continuarei o tratamento com o mesmo profissional?

Sim. Enquanto o profissional for nosso credenciado ele será responsável pela continuidade do tratamento.
Quantas sessões de psicologia tenho direito a realizar por semana ou mensalmente?

Depende da conduta do profissional e quadro do paciente, podendo ser 1 vez por semana, a cada 15 dias ou 1 vez por mês.
Todas as medicações podem ser receitadas na Telemedicina?

Não, somente as medicações de receituário branco podem ser prescritas via telemedicina, desde que haja avaliação médica e apresentação da receita anterior. Algumas medicações, como psicotrópicos e entorpecentes, fazem parte dos grupos controlados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e devem ser prescritas por um médico autorizado, exclusivamente em ambiente presencial, por meio das receitas azul e amarela.
Como recebo o pedido de exames ou receitas emitidos pelo médico na consulta?

Os documentos poderão ser enviados pelo médico através de mensagem por SMS, e-mail, WhatsApp e também ficam disponíveis no prontuário medico do paciente.
Onde posso realizar os exames solicitados pelo médico?

Os pedidos médicos são aceitos por todos os planos de saúde (arts. 39, V e 51, IV, parágrafo 1º, incisos I a III do CDC (Código de Defesa do Consumidor), e art. 12 da Lei 9.656/98 e art. 2º, inciso VI da Resolução 8 do CONSU (Conselho de Saúde Suplementar). O SUS não aceita pedido médico particular ou de convênios, no entanto algumas UPA’s (Unidade de Pronto Atendimento) realizam a troca dessas guias mediante consulta com o médico. Há uma PL (Projeto de Lei) 4459/23 que permite que um exame realizado na rede privada seja aceito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. Atualmente, a possibilidade de o SUS aceitar exames da rede privada é regulamentada por normas estaduais.
A Telemedicina da OSSEL CARE dá cobertura em Hospitais e Clínicas?

Não, a telemedicina da OSSEL Care é de uso exclusivamente por meio da tecnologia digital (computador, celular ou tablet).
Consigo ter atendimento se estiver em outro País?

Sim, porém será somente uma consulta orientativa. Devido a legislação vigente de cada país, não é possível a emissão de receitas médicas com CRM de médicos brasileiros.
Consigo ter acesso ao meu prontuário médico?

Sim. Na área do paciente é possível visualizar o histórico de consultas e prontuário médico, por meio do botão PRONTUÁRIO MÉDICO. Para baixar seus documentos como receitas, guias de exames e outros documentos, acionar o botão MEUS DOCUMENTOS.
Como acessar a Telemedicina da OSSEL CARE?

Acesse o portal telemedicina.ossel.com.br, insira seu login (e-mail) e a senha pessoal.
Esqueci minha senha, o que fazer?

Acesse o portal telemedicina.ossel.com.br coloque o login (e-mail) e clique em “esqueci minha senha”, uma nova senha temporária será enviada para seu e-mail. Insira e senha temporária e o sistema exigirá a definição de uma nova senha pessoal.